Filosofia critica da faculdade do juizo - Priori ... De Gabriel Prawutzki

1095 palavras 5 páginas
Immanuel Kant (1724-1804) fez uso do termo estético em sua Crítica da razão pura para se referir às formas puras da intuição sensível figuradas na percepção a priori do espaço e do tempo. O a priori significa antes da experiência, condição de possibilidade de toda experiência Kant fez uso do termo estética transcendental para designar a estrutura prévia que possuímos para receber as intuições sensíveis, no interior da qual tudo que nos aparece – todos os fenômenos – são enquadrados e apropriados. Ou seja, recebemos as intuições ou as percepções a partir de uma condição prévia residente em nós (transcendental) que assimila todas as intuições (percepções sensíveis) no interior de um determinado tempo e de um determinado espaço. A Crítica da razão pura foi a primeira etapa do projeto sistemático de Kant visando a estabelecer a abrangência e os limites de nosso conhecimento, daquilo que podemos ou não conhecer; ou seja, trata-se de filosofia teórica voltada à teoria do conhecimento.
Na sequência de seu projeto está a Crítica da razão prática, onde pretende apresentar fundamentos a priori para as ações humanas, visando fundar a moralidade na ideia da razão figurada na Liberdade da Vontade, ou seja, na capacidade que a razão tem de criar uma causa que, diferente do mundo mecânico natural, não depende de nenhuma causa anterior a ela; o ato livre não teria nenhum fator externo que o determinasse: faço tal coisa e não outra somente pelo sentimento de dever que sou capaz de perceber na necessidade de determinadas ações.
Assim, se por um lado todo conhecimento objetivo ocorre devido à aplicação de conceitos do entendimento às intuições, ou seja, do entendimento que organiza as intuições recebidas sem ordem alguma, cores, sons, sensações táteis etc. que, quando organizadas e relacionadas, se tornam conhecimento; e, se toda ação moral ocorre pela prescrição de uma ideia da razão que determina o arbítrio, que determina o caráter voluntarioso de nosso querer, fazendo-o

Relacionados