Filosofia Africana Florencia C Pia
Este trabalho irei debruçar sobre a filosofia Africana, irei também conhecer os filósofos africanos e uma das questões mais discutidas entre os pensadores africanos que é a questão do estatuto da oralidade tradicional Africana. Podem considerar-se filosóficos os provérbios, contos tradicionais, dizeres dos sábios africanos entre outros. Será que os mesmos expressam conteúdos que podem considerar-se filósofos?
E qual é a função dos filósofos educados profissionalmente perante os dizeres e provérbios tradicionais? Essas e outras perguntas serram abordadas e esclarecidas. Pois parece haver duas escolas básicas de pensamento acerca deste tema, a primeira sustenta que a filosofia Africana é um pensamento especulativo que sub faz nos provérbios, e nos costumes africanos.
Falarei também do Pan-americanismo e da paz perpétua em Kant.
Filosofia africana
A Filosofia africana é usada de múltiplas formas por diferentes filósofos. Embora diversos filósofos africanos contribuíram para diversas áreas, com a metafísica, epistemologia, filosofia moral e filosofia política, uma grande parte da literatura entra em debate para discutir se a filosofia africana de fato existe.
Um dos mais básicos motivos de discussão giram em torno da aplicação do termo "africano": o conteúdo de sua filosofia ou a identidade dos filósofos. Na primeira visão, conta como filosofia africana aquela que envolve temas africanos (tais como percepções distintamente africanas, personalidade etc.) ou utiliza métodos que são distintamente africanos.
No último ponto de vista, a filosofia africana é qualquer filosofia praticada por africanos ou pessoas de origem africana, ou outros envolvidos no campo de filosofia africano.
Correntes da Filosofia Africana
Etnofilosofia
Com base numa quantidade mais ou menos fiável de informação relativa às tradições, rituais, sistema de crença, mitos e linguagem africanas, as investigações recentes tem tentado construir uma visão do mundo.
Alguns