filosofia 1
Aluno : Estevão Carlos Motta Pereira Mendes – 20
Turma : Terceiro B
- Proposta do trabalho :
O aluno deverá trabalhar sobre os seguintes itens:
a. Qual a Origem da Filosofia no campo existencial e histórico. A palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sintético: philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria. A origem da Filosofia como ciência, ou mesmo como forma de estudo das inquietações humanas surge no século VI A.C, na Grécia antiga, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.Os primeiros pensadores chamados filósofos foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços tem tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.Numa época em que praticamente tudo era explicado através da mitologia e da ação dos deuses, esses pensadores buscavam, em pensamentos lógicos e racionais, explicar qual a fundamentação e a utilidade dos valores morais na sociedade da época. Também queriam identificar as características do conhecimento puro, as origens das coisas e dos fatos e outras indagações que surgiam conforme o caminhar intelectual da época.
b. O que vem a ser Senso comum e senso crítico. Após explicar cada ponto, demonstrar um exemplo de cada senso trabalhado.
Senso comum : opiniões informais, que ouvimos ou emitimos em nossas conversas, refletem conhecimentos vagos, superficiais ou ingênuos a respeito dos inúmeros temas que abordamos. Isto é, conhecimentos pouco profundos, adquiridos ocasionalmente no cotidiano, sem uma procura séria e reflexiva por parte das pessoas.
Exemplo : homem que é homem não chora; o brasileiro é um povo pacífico; querer é poder; filho de peixe, peixinho é; Deus é a única esperança.
Senso Crítico : Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico,