Filo
Anápolis, 20 de Agosto de 2010
Professor: JUCELINO POLONIAL
Acadêmicos: Dinair, Jenifher, Luana, Magda Kelly, Mariza, Viviane.
Pedagogia – 1º Período
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
Resumo do Capítulo 4 do Livro: Convite à Filosofia de Marilena Chauí
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
A Filosofia na História:
A Filosofia está presente na História e tem uma história. Na História a Filosofia se manifesta exprimindo os problemas e as questões que, em cada época de uma sociedade, os homens colocam para si mesmos, diante do que é novo e ainda não foi compreendido e busca enfrentar essa novidade, oferecendo caminhos, respostas e, sobretudo, propondo novas perguntas. Ao longo da história a Filosofia se transformou, pois as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época oferecem tornaram-se saberes adquiridos que outros filósofos dão continuidade, seja aproveitando o passado filosófico, criticando-o ou refutando-o, fazendo os campos de investigação da Filosofia. No século XVIII a Filosofia teve seu campo de atividade aumentado com o surgimento da filosofia da arte ou estética; no século XIX, a filosofia da história, e no século XX, a filosofia das ciências ou epistemologia, e a filosofia da linguagem. No século XVIII houve uma diminuição da filosofia quando ciências foram desligadas para constituir as suas próprias esferas de investigação, como no caso da biologia, a física e a química, e no século XX, as chamadas ciências humanas como a psicologia, antropologia e a história.
Os principais períodos da Filosofia:
A Filosofia antiga: A Filosofia antiga greco-romana (do séc. VI a.C. ao séc. VI d.C.) teve quatro grandes períodos ao longo de sua história, indo do pré-socráticos aos grandes sistemas do período helenístico.
A Filosofia patrística: Iniciou-se nas Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João e termina no século VIII, quando teve inicio a Filosofia medieval. O