filo
1- Quando e de que forma nasce a filosofia moral ou a disciplina filosófica denominada ética?
R: Quando passamos a indagar o que são, onde vem e o que valem os costumes. Isto é, nasce quandotambém se busca compreender o caráter de cada pessoa.
2- Como Sócrates contribuiu para o nascimento da ética?
R: Sócrates questionava as pessoas a fim de que elas percebam que não tem conhecimento(assumam sua ignorância). Socrates embaraçava os atenienses porque os forçava a indagar não apenas qual o sentido dos costumes estabelecidos, mas também quais as disposições de caráter que levavamalguém a respeitar ou não os valores da cidade, e por quê.
3- Por que segundo Aristóteles, o possível é pertinente à ética , mas o necessário não?
R: Para Aristoteles o possível dependia de nossavontade, já o necessário por natureza.
4- Para os filosófos da Antiguidade qual era a função da ética?
R: Afirmar três grandes princípios da vida moral: por natureza; a virtude; e a conduta ética. Osfilósofos antigos consideravam a vida ética transcorrendo como um embate contínuo entre nossos apetites e desejos.
5- Porque para o cristianismo nossa vontade é insuficiente para garantir a vida moral ?Explique tomando como base as ideias de pecado e livre-arbitrio.
R: O cristianismo considera que a própria vontade e o impulso espontâneo de nossa liberdade dirigem-se para o mal, sendo precisoauxilio divino para nos tornarmos morais.
6- O que é a concepção cristã da intenção?
R: Com a ideia de dever, a moral cristã introduziu também a ideia de intenção. No cristianismo a primeira relação éticase estabelece entre o coração do individuo e Deus. Como consequência passou-se a considerar como submetido ao julgamento ético tudo quanto, invisível aos olhos humanos, é visível aos olhos de Deus. Odever não se refere apenas às ações visíveis mas também às intenções.