Filo.
1. Definir lógica como disciplina formal:
A lógica é a disciplina filosófica que estuda a diferença entre argumentos válidos ou inválidos (em que a validade depende apenas da sua forma lógica que caso contrário se designam por falácias- argumento inválido) e que ajuda o espírito a distinguir o verdadeiro do falso, tendo sempre em atenção as condições necessárias à operação que conduz da verdade de certas crenças à verdade de outras, sem se ocupar pelo conteúdo do raciocínio. Isto é, a lógica não só nos ajuda a compreender e a analisar a validade dos argumentos, mas também a desenvolver a autonomia, o espírito e a capacidade de apresentar um conjunto de normas (regras) para pensar corretamente.
Criada por Aristóteles, a lógica formal interessa-se pelo pensamento e pelo discurso, criando entre si uma relação de plurivocidade (diferentes significados) e de indissociabilidade (pensamento discursivo/ discurso do pensamento). Então, o pensamento estuda as formas mais gerais como os conceitos, a ideia, a representação mental de um objeto, etc., obrigando o pensamento a ser coerente- caso seja coerente consigo mesmo torna-se um raciocínio correto, mesmo que não seja verdade. O discurso, pelo contrário, estuda o termo, isto é, o correlato simbólico do conceito. Portanto, temos que afirmar que de facto, a lógica é fundamental na Filosofia.
2. Distinguir os conceitos: verdade/validade e suas relações
1025605094770Validade/ Invalidade: Qualidades dos argumentos resultantes do facto de as premissas apoiarem ou não a conclusão. Ou seja, não depende do conteúdo ser verdadeiro ou falso.
Quando as premissas garantem a verdade da conclusão, tornando a conclusão uma consequência lógica das premissas
3218180256702Os rapazes são giros
As cerejas fazem bem à saúde
Logo, as férias devem continuar.
00Os rapazes são giros
As cerejas fazem bem à saúde
Logo, as férias devem continuar.
-163195267335Todos os portugueses são europeus
Os