Filo Porifero
Os poríferos ou Porífera é um filo do reino Animália, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.
Estes organismos são simples, sésseis, sua grande maioria é marinha, alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células. As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros, pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos. Eles são muito próximos a uma colônia celular de coanoflagelados, (o que mostra o provável salto evolutivo de unicelulares para pluricelulares), pois cada célula alimenta-se por si própria. Existem mais de 15 000 espécies modernas de esponjas conhecidas, que podem ser encontradas desde a superfície da água até mais de 8000 metros de profundidade, e muitas outras são descobertas a cada dia.
Os Poríferos se desenvolvem somente até a blástula, portanto não formam folhetos embrionários, não possuem tecidos verdadeiros e são acelomados, ou seja, não tem o celoma, que é uma cavidade que se forma dentro da mesoderma, na fase embrionária chamada gástrula.
Organização Corporal dos Poríferos
Uma esponja simples pode ser comparada a um cilindro oco, fechado na base e com uma abertura relativamente grande no topo, o ósculo (do latim osculum, diminutivo de “boca”). A água penetra através de muitos poros microscópicos presentes na superfície corporal (daí o nome Filo) e atinge uma cavidade interna, a espongiocela; dali a água é lentamente expelida pelo ósculo.
As esponjas alimentam-se das partículas orgânicas presentes na água que circula em seu corpo, por isso diz-se que elas são animais filtradores. Além de alimento, a água que entra pelos poros e sai pelo ósculo traz gás oxigênio e minerais, levando o gás carbônico e as excreções resultantes das atividades celulares.
Tipos De Células