Filme "Para sempre" e neuropsicologia
A Page que Leo conheceu era uma artista que morava sozinha, com laços familiares cortados, cheia de personalidade, vegetariana, gostava de roupas despojadas e cheia de vida. No entanto, após o acidente e a perda de memória parcial, a personagem modifica completamente o seu comportamento. Na verdade, adota a sua antiga forma de estar – afinal é desta que se lembra: voltou a se comportar como uma estudante de direito que usava roupas conservadoras, cabelo arrumado, uma filha mimada de família rica, e noiva de outro rapaz, Jeremy. Tal situação, levou sua família a se aproveitar daquela situação e influenciá-la a voltar ao seio da família e continuar a vida de onde havia parado.
Tal perda de memória recente e as consequentes mudanças comportamentais e confusões de identidade descritas, constituem sequelas alarmantes e por isso mesmo necessitaram de avaliações neuropsicológicas mais pormenorizadas, resultando posteriormente na reconstrução do dia-a-dia normal da paciente pelo seu atual marido, conforme foi indicado pela profissional responsável pelo caso.
Outro caso curioso e também verídico foi relatado pelo artigo “Sequela Comportamental Pós-Traumatismo Craniano: O homem que perdeu o charme”. MC sofreu um traumatismo craniencefálico (TCE) num acidente de carro causado por embriaguez. A avaliação neuropsicológica se fez necessária porque apesar das únicas sequelas referidas pelo paciente terem sido a perda de olfato e a diminuição do campo visual esquerdo (e no que diz respeito às queixas cognitivas e comportamentais, o paciente referiu