trabalho autista
Agda Lourenço Alves – agda_lourenco@gmail.com
Lorena Targa Louzada – Lorena_targa@live.com
Fernanda Rosalem Caprini – fernadacaprini@saocamilo-es.br
Identificação do trabalho Curso de Graduação em Psicologia
Cachoeiro de Itapemirim – ES – 2015
Resumo Esse trabalho é referente ao autismo e tem como pano de fundo o brilhante filme Temple Grandin. O autismo é marcado pela falta de interação social e tem um desenvolvimento atípico, com dificuldades no seu desenvolvimento. As evidencia desse transtorno costumam tornar-se capazes de perceber antes dos três anos de idade.
Palavras-chave: Autismo; Desenvolvimento Típico; Desenvolvimento Atípico.
Introdução O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos 2 À 3 primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação no meio social e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia. Tem casos que algumas crianças apesar de ser autistas, elas presentam inteligencia e fala perfeita, em outros elas apresentam também retardo mental, atrasos no desenvolvimento da linguagem e entre outros.
A maioria das crianças autista não fala, mais quando produz a fala elas fazem repetições de sons e palavras, elas não suportam mudanças de ambiente e prefere um contexto inanimado. O autismo também se refere as características de isolamento e auto-concentração das crianças, possui uma dificuldade afetiva, como um abraço beijo , bem como aos estímulos do meio onde vive, essa é uma grande dificuldade que os autistas tem em relação à expressão das emoções. Tem dificuldades em estabelecer contato com os olhos, de fixa os olhos em outras pessoas, por vezes ataca e fere outras pessoas mesmo que não haja motivos para tal ato, apresentam também certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se, cheira, morde ou lambe os brinquedos ou roupas.
A preferência típica por raciocínios repetitivos e sequenciais, mais do que por tarefas de raciocínio e