figuras geométrica
Os triângulos são as figuras geométricas mais importantes, já que qualquer polígono com um número maior de lados pode reduzir-se a uma sucessão de triângulos, ao traçar todas as suas diagonais a partir de um vértice.
A geometria do triângulo é de uma riqueza incrível e tem apaixonado, durante séculos, os matemáticos e amadores.
A geometria de Euclides reserva um lugar preponderante ao triângulo. Com efeito, três pontos não alinhados (não colineares) determinam um e um só plano; e o triângulo é neste plano o polígono mais simples. Os engenheiros usam frequentemente formas triangulares nas suas construções, para as tornar mais seguras. alguns exemplos
QUADRADO
Quadrado: É um paralelogramo que é ao mesmo tempo um losango e um retângulo. O quadrado possui quatro lados com a mesma medida e também quatro ângulos retos.
RETÂNGULO
Retângulo- existem dois tipos de retângulos: 1) com os lados todos iguais (quadrado); 2 ) com os lados diferentes. Retângulo - é um paralelogramo, cujos lados formam ângulos retos entre si. Pode-se considerar o quadrado como um caso particular de um retângulo em que todos os lados têm o mesmo comprimento
LOSANGO
Losango - é todo paralelogramo ou quadrilátero convexo que possui dois pares de lados paralelos. Seus quatro lados são congruentes entre si, ou seja, os lados têm medidas iguais.
PARALELOGRAMO
Um paralelogramo é um polígono com quatro lados, em que os lados opostos são iguais e paralelos.
O paralelogramo pode assumir assim a forma de um quadrado ou de um retângulo, podendo estes lados formar ângulos de 90º ou diferentes.
HEXÁGONO
Hexágono: é um polígono de 6 lados. Se o hexágono tiver os seus lados todos iguais e os ângulos internos todos iguais, diz-se que é um hexágono regular. Também podemos decompor o hexágono regular em 6 triângulos equiláteros.
CÍRCULO
Círculo: (ou disco) é o conjunto de todos os pontos de um