figuras de linguagem
As figuras de linguagem são recursos es2lís2cos usados na escrita ou na fala para realçar a mensagem, tornando-‐a mais expressiva. Ao iden2ficar as figuras de linguagem, a compreensão do texto torna-‐se mais fácil, ampliando os horizontes do leitor ou do ouvinte.
As figuras de linguagem se dividem em grupos:
-‐ Figuras de palavras (provocam alterações semân2cas)
-‐ Figuras de pensamento (ligadas à compreensão do texto)
-‐ Figuras de construção (sonoras e de sintaxe)
________________________________________________________________________________
Comparação e Metáfora
Figuras muito recorrentes nos textos literários, a comparação e a metáfora fazem parte do grupo das figuras de palavras, também conhecidas como tropo – emprego figurado de palavra ou expressão. A comparação e a metáfora são muito parecidas. Ambas empregam as palavras fora do seu sen2do normal, por analogia. A diferença entre elas está no uso de termos compara2vos.
A comparação usa alguns termos de conexão para comparar caracterís2cas entre dois ou mais elementos. Por exemplo: Os olhos dela eram como duas jabu2cabas.
A metáfora é um 2po de comparação implícita, sem termo compara2vo, estabelecendo uma relação de semelhança, usando termos com significados diferentes do habitual. Por exemplo:
A menina é um doce!
Nos exemplos, olhos e jabu2cabas são comparados por analogia: as jabu2cabas são redondas e escuras como os olhos da pessoa em questão. No caso do exemplo de metáfora, a menina é comparada a um doce por ser meiga, gen2l, presta2va. Ou seja, doce, aqui, ganha significado diferente do habitual.
Poema comentado
Desencanto -‐ Manuel Bandeira