Figuras de linguagem
Essa Epanalepse é uma figura da qual permite um fácil entendimento e um belo efeito escrito ou falado.
“O direito não é uma idéia lógica, porém a idéia de força; é a razão por que a justiça, que sustenta em uma das mãos a balança em que pesa o direito, empunha na outra a espada que serve pra fazê-lo valer” – Metáfora.
Essa Metáfora permite uma fácil assimilação com características de algo que conhecemos, para haver um fácil entendimento da idéia da qual pretendemos transmitir, a balança, que é um instrumento de medida, acaba servindo para a assimilação de ponderação e a espada a força. “O direito e a propriedade são semelhantes a cabeça de Jano, têm duas faces; uns vêem apenas um dos lados, outros só podem ver o outro lado, daí resultando o diferente juízo que formam do assunto” -Metáfora.
Metáfora essa que ajuda no entendimento e enriquece o texto, comparando direito e propriedade com a cabeça de Jano, um Deus romano. Da qual tem duas faces em sua cabeça, uma completamente oposta a outra.
“A paz é a vida de uns, a guerra a de outros” – Antítese.
Essa Antítese serve para impactar o interlocutor, fazendo-o sentir que há uma realidade totalmente diferente da paz que vivemos, que outros lutaram para conquista-la, além disso esse impacto criado pela antítese acaba criando uma ligação emocional pelo contexto dela.
“Mais além se desenvolverá o pensamento de que a luta está para o direito, como o trabalho está para a propriedade.”- Metáfora.
Uma simples comparação metafórica de que é necessário de luta para adquirir direitos e trabalho para se adquirir propriedades.
“Observa-se facilmente que a nossa teoria se ocupa muito mais com a balança do que com a espada da justiça.” – Metonímia.
Como as expressões foram muito usadas e estão substituindo palavras elas se tornam uma