fifiolo
9405 palavras
38 páginas
FISIOLOGIA DO MÚSCULO ESQUELÉTICO Ocorre um estimulo nervoso que se propaga pelas unidades motoras ativando os terminais axônicos que ira abrir os canais de cálcio presentes no botão sináptico, atraindo as vesículas sinápticas que se fundem com a membrana do neurônio liberando acetil-colina na fenda sináptica, essa acetil-colina ao sair da fenda sináptica ira se ligar com a proteína receptora da membrana do musculo abrindo os canais de sódio gerando assim os potenciais de ação.
Esses potenciais de ação ira se propagar pela membrana do túbulo T, ativando o reticulo sarcoplasmático, liberando cálcio no citoplasma e ao mesmo tempo gerando ATP, esses ATPs ira se ligar as pontes cruzadas e ao se ligarem serão clivadas gerando assim energia para que ative os filamentos de miosina, ao mesmo tempo o cálcio liberado no citoplasma se liga a Troponina C, e ao se ligarem irão liberar sítios ativos, onde as pontes cruzadas da miosina se ligarão a estes sítios ativos da actina gerando a contração muscular.
No reticulo sarcoplasmático existe a calciquistrina que tem a função de armazenar cálcio, esta enzima pode ser estimulada a armazenar mais cálcio como ocorre quando se faz musculação, pois ela tem que liberar uma maior quantidade de cálcio para uma maior quantidade de filamentos.
Alguns casos clínicos são os de hipocalcemia que é a baixa concentração de cálcio na corrente sanguínea, onde se sabe que o cálcio e armazenado no reticulo sarcoplasmático dai ocorre um baixo armazenamento de cálcio no reticulo sarcoplasmático.
Toda vez que ocorre um Potencial de Ação em uma pessoa com hipocalcemia, vai gerar uma menor liberação de cálcio no citoplasma diminuindo ativação dos filamentos de actina e miosina, logo irar diminuir o poder de contração muscular.
Na fenda Sináptica e onde ocorrem as reações medicamentosas como a do CORBACOL, METACOLINA, NICOTINA, COMPOSTOS CURARE-MIMÉTICOS, NOESTIGMINA, FISIOSTIGMIA E PIISOPROPILFLUOROFOSFATO, essas drogas nenhuma e produzida no