Fidel castro
Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, 13 de agosto de 1926) é um revolucionário comunista cubano, primeiro presidente do Conselho de Estado da República de Cuba (1976-2008). Até 2006 foi primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba2 .
Castro nunca foi eleito através de eleições diretas, não permitiu a criação de partidos de oposição, nem liberdade de imprensa – Cuba é considerado um dos países com menor liberdade de imprensa do mundo – durante o período em que esteve como líder do regime ditatorial cubano. Seu governo foi e continua sendo amplamente criticado pela comunidade internacional por violações aos direitos humanos. Apesar das controvérsias, foi durante o governo de Castro que Cuba alcançou altos índices de desenvolvimento humano e social e deu diversos exemplos de solidariedade humanitária, como a menor taxa de mortalidade infantil das
Américas , erradicação do analfabetismo e da desnutrição infantil , tratamento gratuito de mais de 124 mil vítimas do acidente nuclear de Chernobil , participação direta na luta pelo fim do Apartheid na África do Sul , treinamento de médicos do Timor Leste , entre outros.
Líder e secretário-geral do partido desde sua fundação, em 1965, em19 de abril de 2011, Fidel, que já havia entregue o cargo de presidente em 2006, foi substituído como secretário-geral do Partido Comunista Cubano por seu irmão, Raúl Castro, retirando-se oficialmente da vida política do país.
Ganhou o Prêmio Olivo da Paz do Conselho Mundial da Paz em 2011 pela coexistência pacífica entre as nações e por ser uma personalidade que contribuiu para o desarmamento.
CHE GUEVARA
Ernesto Guevara de la Serna, conhecido como "Che" Guevara(Rosário, 14 de junho de 1928 — La Higuera, 9 de outubro de1967 , foi um político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano .
Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba. Ele participou