Fidel Batista
É extremamente interessante observar como muitos repetem cegamente e sem questionamento a propaganda do regime escravocrata castrista que vigora em Cuba há mais de 50 anos. Nada mais chapa-branca e reacionário que repetir "antes de Fidel Cuba era um prostíbulo".
Será que esquecem-se que a história é contada pelos vencedores? Para obtermos a verdade sobre o governo de Fulgêncio Batista, em Cuba, precisamos analisar os fatos históricos.
Cuba sob Fidel: um latifúndio improduitivo
Cuba, hoje, é um país destroçado pelo regime ditatorial dos Castro, com um sistema de saúde e de educação em péssimas condições (Saúde e Educação em Cuba: uma análise baseada em fatos). Trata-se do regime mais anti-democrático em vigor na América Latina. Cuba é governada por um imperador-ditador (que, inclusive, está deixando o país de herança para seu irmão Raul Castro).
Repetir os chavões da propaganda de Fidel Castro é simples: subverte-se a verdade e conta-se uma historinha infantil do bem - representado por Fidel Castro - contra o mal - no caso, Batista. É desse tipo simplório de dicotomia do bem contra o mal que se alimentam as mentes dos apoiadores de Castro - a maioria que não vive sob sua opressão, claro.
Diz-se de Fulgêncio Batista que era um líder ilegítimo. Entretanto, Fulgêncio, ao contrário de Fidel, foi eleito democraticamente em 1944. Claro, os bajuladores de Fidel Castro dizem que a eleição de Fulgêncio foi "manipulada". A esquerda usa esse expediente até hoje, quando seus símbolos perdem eleições. Quanta falta de imaginação!
A verdadeira história de Cuba sob Fulgêncio Batista: prosperidade, liberdade, excelente educação e saúde
A verdade é que Cuba sob o comando de Fulgêncio Batista e com o apoio dos EUA estava se tornando uma potência econômica, com instituições sociais poderosas e realizações impressionantes. Um relatório de 1958 das Nações Unidas classificou a imprensa livre e