Fichamento
Turno: Noite
Fichamento do livro: “Metodologia do Ensino de Educação Física” de coletivo de autores
Ano de publicação: 1992
Editora: Cortez – Coleção Magistério 2º Grau, Série Formação do Professor
Edição: 12º reimpressão – abril 2005
Páginas: 118
Introdução: Os escritores Carmen Soares, Celi Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Filho, Micheli Escobar e Valter Bracht, formaram um coletivo de autores para a construção desta obra direcionada a dar um subsídio a docentes e futuros docentes da área de educação física para a formação de novas metodologias de aplicações e avaliações nas suas aulas, assimilando de melhor forma a teoria e a prática com uma característica crítico – superadora.
Capitulo 1: A Educação Física no Currículo Escolar: Desenvolvimento da Aptidão Física ou Reflexão sobre a Cultura Corporal (p. 21 – 45)
“Nas sociedades de classe, como é o caso do Brasil, o movimento social se caracteriza, fundamentalmente, pela luta entre as classes sociais a fim de afirmarem seus interesses.” (p. 23)
“Nesse movimento há momentos em que se acirra o conflito, o que vem a provocar uma crise. E é exatamente dessa crise que emergem as pedagogias. A pedagogia é a teoria e método que constrói os discursos, as explicações sobre a prática social e sobre a ação dos homens na sociedade, onde se dá a sua educação. [...]” (p. 24-25)
“Uma pedagogia entra em crise quando suas explicações sobre a prática social já não mais convencem aos sujeitos das diferentes classes e não correspondem aos seus interesses. [...]” ( p. 25)
“Um projeto político-pedagógico representa uma intenção, ação deliberada, estratégia. É político porque expressa uma intervenção em determinada direção e é pedagógico porque realiza uma reflexão sobre a ação dos homens na realidade explicando suas determinações.” (p.25)
“Todo educador deve ter definido o seu projeto político-pedagógico. Essa definição orienta a sua prática no nível da