Fichamento
Fulano de Tal
Número de matrícula
Ciências Sociais – Unicamp
Nome da disciplina
Prof. Beltrano de Tal
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em itálico. Cidade da edição: Editora, ano da edição, p. página de início do texto-página final.
O fichamento de um texto é um dos produtos possíveis de uma leitura. Ou seja, ele pressupõe uma leitura atenta e meticulosa do texto a ser fichado. Ele permite uma grande economia de tempo, na medida em que torna possível acessar rapidamente um texto com a finalidade de escrever um ensaio ou preparar uma prova. Formalmente é aconselhável uma padronização que permita trabalhar facilmente com um número grande de fichas arquivadas no computador. As indicações do autor da ficha devem vir logo no início da primeira página (e apenas nela), seguidas da referência bibliográfica do texto fichado, como no exemplo acima.
O espaçamento duplo é o mais aconselhado por facilitar a leitura. Ao longo da vida acadêmica o estudante ou o pesquisador acumularão um grande número de fichas de leitura. Elas podem ser organizadas em pastas no computador de modo a serem facilmente localizadas. Uma pasta denominada Fichário pode servir no início para arquivar fichas de leitura registradas com o sobrenome do autor.
Recomenda-se que, como ponto de partida, seja feita uma abordagem inicial do texto destacando as passagens mais significativas e fazendo apontamentos à margem. Essa leitura deve ser acompanhada por um bom dicionário da Língua Portuguesa (o Aurélio, o Houaiss ou o Michaelis de bolso são úteis na maioria dos casos). Nesta primeira leitura é importante apreender o tema e a problemática do autor, ou seja, a interrogação que este constrói a partir do tema e que procurará enfrentar ao longo de sua reflexão. Logo a seguir é necessária uma leitura mais aprofundada e lenta com o objetivo de compreender o argumento desenvolvido pelo autor a partir da problemática traçada. Para essa leitura ser mais rica e