Fichamento
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ALEXANDRE JOSÉ DA COSTA
A ÉTICA NA PRÁTICA DO NEUROMARKETING: A NEUROÉTICA
SOUSA
2015
ALEXANDRE JOSÉ DA COSTA
A ÉTICA NA PRÁTICA DO NEUROMARKETING: A NEUROÉTICA
Fichamento do artigo A ética na prática do neuromarketing: a neuroética da REMart – Revista Brasileira de Marketing a ser entregue na disciplina de Fundamentos de Marketing.
Ministrante Profª Dra. Maria de Fátima
SOUSA
2015
Fichamento
1 A neurociência até bem pouco tempo era de domínio e interesse da medicina funcional e anatômica e no campo da psiquiatria como forma de interpretação de patologias, distúrbios comportamentais.
1.1 A aplicação da neurociência ao marketing é um sintoma de uma forma renovada de compreensão dos fenômenos mercadológicos, ou como citam, são evidências de um “paradigma emergente” para a disciplina.
1.2 Discussões recentes acerca da utilização das técnicas da neurociência com uso comercial têm surgido na academia.
1.2.1 No tocante às consequências culturais e sociais da neurociência e do neuromarketing, alguns fatos preocupantes recentemente despertaram o interesse da academia.
1.3 Não é o cérebro que toma as decisões, sendo ele apenas parte de um processo, o centro onde as informações do todo são processadas.
1.3.1 O que significa a ativação significante em uma área no cérebro que, por exemplo, determine a intenção de consumo de um produto, na verdade é uma interpretação estatística de um conjunto de dados muito complexos.
1.3.2 O uso de psico-farmacêuticos por profissionais para aumentar o desempenho no dia a dia, sendo que o uso destes compostos também está sendo feito por usuários saudáveis.
1.4 O aperfeiçoamento da mente ameaça desvalorizar a vida humana, porque promete uma vida de felicidade e produtividade constantes e torna patógeno o mau humor, o nível de atenção normal e o esquecimento.
2 O