FICHAMENTO
CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE EDUCAÇÃO
“O século XIX, veremos o idealismo hegeliano, o positivismo e, em destaque, a pedagogia de Herbert, finalizando com a crítica nielzschiana à escola tradicional”. (p. 207).
“O século XVIII é conhecido como Século das Luzes, Iluminismo, ilustração ou Aufklarung. Luzes significa, nesse contexto, o poder da razão humana para interpretar e reorganizar o mundo.” (p.207).
“O iluminismo, período muito rico em reflexões pedagógicas, teve um de seus aspectos marcante na política educacional focada no esforço para tornar a escola leiga e função do Estado. “ (p. 208).
“No espírito do iluminismo, os filósofos franceses Diderot, D’Alembet, Voltarie, Rousseau e Helvetius não eram propriamente educadores, mas encaravam o ensino como veículo importante das luzes da razão e no combate às superstições e ao abscurantismo religioso” (p. 208).
“Rousseau ocupa lugar de destaque na filosofia política – suas obras antecipam o ideário da Revolução Francesa [...] seu pensamento constitui um marco na pedagogia contemporânea.” (p.208).
“Rousseau critica o regime representativo e defende a democracia direta”. (p. 208).
“O cidadão é ativo e soberano, capaz de autonomia, na qual a liberdade e a obediência são pólos complementares na vida do sujeito social e político.” (p. 208).
“Rousseau preconiza uma educação afastada do artificialismo das convenções sociais, que busque a espontaneidade original” (p. 209).
“Kant foi o primeiro filósofo do Iluminismo. Em sua obra Crítica da razão pura, revolucionou a maneira de pensar do seu tempo” (p.210).
“Em outra obra critica da razão pratica, Kant se ocupa com a questão moral, examinando como o ser humano é capaz de autodeterminação.” (p. 210).
“a moral formal se constrói a partir o postulado da liberdade, que se baseia na autonomia e exige a aprendizagem do controle do desejo pela disciplina” (p. 210).
“ Kant afirma que a Aufklarung “é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele é o próprio