FICHAMENTO
Entrada ou titulo geral: Pedagogia do Oprimido
Titulo especifico: A concepção bancária da educação como instrumento da opressão
Referência:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,
1987.
Resumo geral do texto (Abstract)
Quanto mais os educandos arquivam os depósitos que lhes são feitos, menos desenvolverão em si a consciência critica que os resultaria como transformadores do mundo.
Entrada ou titulo geral: De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso
Referência:
GALEANO. Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: LePM Editores, 2011
Resumo geral do texto (Abstract)
O mundo é quem iguala as pessoas e é o que faz com que a desigualdade se oponha entre elas, onde a injustiça acaba ficando em primeiro lugar diante da educação, gerando um caos para quem vive nele.
Fichamento
“Quem não tem, não é: quem não tem carro não usa sapato de marca ou perfume importado está fazendo existir” GALIANO, 2011, p.26.
Os meios nos comunicam as obrigações e deveres de caminharmos conforme nos transmitem e como devemos aderir as ideias, ou maneiras para ser inserida no mundo dos que existem. (GALIANO, 2011, p. 30).
O sistema nega o que oferece:
Objetos mágicos que transformam sonhos em realidade, luxos que as tevê promete, as luzes de neom anunciando o paraíso nas noites da cidade esplendores de riqueza virtual. Como sabem os donos da riqueza real, não há valium que possa atenuar tanta ansiedade nem prozac capaz de apagar tanto tormento. A prisão e as balas são a terapia dos pobres. (GALIANO, 2011, p.32).
Para FREIRE (2010, p. 33) A tônica da educação é narrar, é chamada de verbosidade alienada, são suas características a sonoridade da palavra, e não sua força transformadora, a educação se torna um ato de depositar, os educandos são os depositários e os educadores são os depositantes.
Para FREIRE (2010, p. 37) Em vez de se comunicar, o educador faz