Fichamento
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL- BRASÍLIA: MEC/SEF, 1998 (p. 83 à 99)
“Os documentos são fundamentais no trabalho de produção do conhecimento histórico. Mas, a noção que se tem de documento, as abordagens e os tratamentos que fundamentam a sua utilização têm sofrido transformações ao longo do tempo.” (p.83)
“Algumas das reflexões propostas pelos historiadores podem auxiliar na criação de situações de ensino-aprendizagem na sala de aula. Todavia, é importante repetir que esse trabalho não tem a intenção de fazer do aluno um pequeno historiador, mas propiciar reflexões sobre a relação presente-passado e criar situações didáticas para que conheça e domine procedimentos de como interrogar obras humanas do seu tempo e de outras épocas.” (p.85)
“O trabalho com documento pode envolver vários momentos diferentes que, associados, possibilitam uma apreensão de suas dimensões históricas. Com o propósito didático, o professor pode solicitar suas primeiras impressões, instigá-los no questionamento, confrontar com informações divergentes, destacar detalhes, socializar observações e criar um momento para que possam comparar suas idéias iniciais com as novas interpretações conquistadas ao longo do trabalho de análise.” (p.86)
“As formas e os materiais dos documentos também falam da História, das culturas e do tempo. Todavia, em situações escolares cotidianas, nem sempre é possível trabalhar com a fonte original explorando e interrogando sobre as matérias-primas da época e o saber utilizado na sua confecção.” (p.88)
“As visitas aos museus e às exposições devem possibilitar debates sobre a preservação da memória de qualquer grupo social.” (p.90)
“A questão da memória está relacionada ao lembrar, rememorar, recordar, perpetuar, avisar, iluminar ou consolidar, como também ao esquecer, negar, renunciar, romper, recusar, silenciar etc. O que não é lembrado é esquecido e