Fichamento
Fagner Gustavo de Morais Fortunato
Graduandos em Ciência e Tecnologia
REFERÊNCIA
KOCH, Ingedore Vilaça e Vanda Maria. Ler e escrever.
Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
1. RESUMO
As autoras abordam sobre aspectos que Escrita e progressão sequencial, toca nos recursos utilizados para produzir efeito de continuidade no texto e que, por conseguinte, corroboram no que tange a produção de sentido. A sequenciação do texto escrito, como destacam Koch e Elias, é realizada através de meios linguísticos importantes para o avanço do texto e para a construção do sentido, como os encadeamentos de enunciados, objeto de nosso estudo. Tais recursos de progressão sequencial possuem uma terminologia específica, a exemplo disso temos: Recorrência ou repetição: recurso retórico, ou de efeito estilístico; Paralelismo: consiste na repetição sucessiva de uma mesma estrutura, todavia preenchida por elementos lexicais distintos; Parafraseamento: o tratamento de conteúdos anteriormente abordados por outros autores e que um determinado autor lança mão com escolhas sintáticas daquelas utilizadas a priori. É o caso da presente resenha; Recursos de ordem fonológica: estão para além da segmentação ou sequenciação, tais como o metro, a rima, e o ritmo; Recorrência de tempos verbais: situa o leitor e contribui para o modo como o texto deve ser entendido; Manutenção temática; Progressão tema-rema; Progressão tópica: referente aos tópicos discursivos constituintes do texto; Encadeamentos.
2. DISCUSSÕES
Escrita e Progressão sequencial
Este ponto trata sobre os meios linguísticos onde o autor realiza a sequencia do texto escrito. A escolha permite o avanço e contribui para a construção do sentido.
Mesmo com o crescimento do texto, um conjunto de recursos efetua alguma recorrência produzindo efeito de insistência. Uma tentativa de induzir o leitor a concordar com nossos argumentos, numa demonstração óbvia de persuasão da recorrência.
-