fichamento
CIENTÍFICA
FICHAMENTO
Técnica que consiste no registro sintético e documentado das ideias ou informações mais relevantes para o leitor de uma obra científica, filosófica, literária ou mesmo de uma matéria jornalística. É uma parte importante na organização de pesquisas acadêmicas, permitindo um fácil acesso aos dados fundamentais para a conclusão do trabalho. O fichamento facilitará a procura do pesquisador, que terá ao seu alcance as informações coletadas nas bibliotecas públicas ou privadas, na Internet, ou mesmo em seu acervo particular, evitando que consulte mais de uma vez a respeito de um determinado tema, por não conseguir memorizar todos os dados aos quais teve acesso.
Este gênero facilita:
a execução dos trabalhos acadêmicos
a assimilação dos conteúdos estudados
Tipos de Fichamento
1- Ficha bibliográfica por autor;
2- Ficha bibliográfica por assunto;
3- Ficha de transcrição (ou de citação); 4- Ficha de resumo ou comentário.
1- Ficha bibliográfica por autor
Anota-se: o nome do autor (na chamada), o título da obra, edição, local de publicação, editora, ano da publicação, número do volume se houver mais de um e número de páginas.
Exemplo:
MARCONI, M.A; LACKATOS, E.M. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas,
1995. 214 p. Local: Biblioteca Fortium
2- Ficha bibliográfica por assunto
“Esse tipo de fichamento é mais fácil de trabalhar. As instruções indicadas no item anterior repetem-se aqui, sendo que desta vez o assunto deve estar encabeçando a ficha (na chamada)” (MOTA apud CRUZ; RIBEIRO, 2004, p.92).
Exemplo
Conhecimento científico
Referência: MARCONI, M.A; LACKATOS, E.M. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995. 214 p.
Local: Biblioteca Fortium
3- Ficha de transcrição (ou de citação)
Este tipo de fichamento serve para que o pesquisador selecione as passagens que achar mais interessantes no decorrer da obra. É necessário que