fichamento
Discente: Marina de Oliveira Nunes
Docente: Regina Celi
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Fichamento:
1. Como Formular um Projeto de Pesquisa
“(...) toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema, ou indagação” (GIL, 2010, p. 7).
“(...) pode-se dizer que um problema é de natureza científica quando envolve proposições que podem ser testadas mediante verificação empírica”. (GIL, 2010, p. 8)
“Pode-se formular um problema cuja resposta seja importante para subsidiar determinada.” (GIL, 2010, p. 9).
“Podem-se formular problemas voltados para a avaliação de certas ações ou programas, como, por exemplo, os efeitos de determinado anúncio pela televisão ou os efeitos de um programa governamental na recuperação de alcoólatras.” (GIL, 2010, p. 9).
“Um pesquisador pode interessar-se por áreas já exploradas, com objetivo de determinar com maior especificidade as condições em que certos fenômenos ocorrem ou como podem ser influenciados por outros” (GIL, 2010, p. 9).
“Pode ainda um pesquisador interessar-se apenas pela descrição de determinado fenômeno (GIL, 2010, p. 10)”.
Por se vincular estreitamente ao processo criativo, a formulação de problemas não se faz mediante a observação de procedimentos rígidos e sistemáticos. No entanto, existem algumas condições que facilitam essa tarefa, tais como: imersão sistemática no objeto, estudo da literatura existente e discussão com pessoas que acumulam muita experiência prática no campo de estudo. (SELLTIZ, 1967 apud GIL, 2010, p. 10).
A experiência acumulada dos pesquisadores possibilita ainda o desenvolvimento de certas regras práticas para a formulação de problemas científicos, tais como: a) o problema deve ser formulado com pergunta; b) o problema deve ser claro e preciso; c) o problema deve ser empírico; d) o problema deve se suscetível de solução; e e) o problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. (GIL, 2010, p. 10)
Um problema não pode ser solucionado se não for apresentado