fichamento
‘’ A ideia de que a história humana é marcada por certas "descontinuidades" e não tem uma forma homogênea de desenvolvimento é obviamente familiar e tem sido enfatizada em muitas versões do marxismo. [...]. Existem indiscutivelmente descontinuidades em várias fases do desenvolvimento histórico — como, por exemplo, nos pontos de transição entre sociedades tribais e a emergência de estados agrários. Não estou preocupado com estas. O que quero sublinhar é aquela descontinuidade específica, ou conjunto de descontinuidades, associados ao período moderno. ‘’ (p. 10) Algumas características estão envolvidas, tais como:
‘’ Uma é o ritmo de mudança nítido que a era da modernidade põe em movimento. As civilizações tradicionais podem ter sido consideravelmente mais dinâmicas que outros sistemas pré-modernos, mas a rapidez da mudança em condições de modernidade é extrema. [...] Uma segunda descontinuidade é o escopo da mudança. Conforme diferentes áreas do globo são postas em interconexão, ondas de transformação social penetram através de virtualmente toda a superfície da Terra. Uma terceira característica diz respeito à natureza intrínseca das instituições modernas. ‘’ (p. 12)
Segundo Giddens a modernidade é um fenômeno de dois gumes. O desenvolvimento das instituições sociais modernas e sua difusão criaram oportunidades para os seres humanos gozarem de uma existência segura e gratificante que qualquer tipo de sistema pré-moderno. (p. 12-13)
‘’ Para dar um exemplo, todos os três autores viram que o trabalho industrial moderno tinha