fichamento
Artigo da declaração: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direito.”
Para uns não passam de “direitos de bandidos” para outros trata – se de uma invenção hipócrita.
1.1 Um exemplo brasileiro
De acordo com a comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), no período entre 1970 e 2004, foram registrados 15 casos de violação de direitos humanos não solucionados pelo estado brasileiro.
1.2 Uma interpretação
Apesar do esforço, o Brasil não conseguiu romper com a mentalidade autoritária do regime militar o que se nota pelo numero elevado de casos de violência sistemática praticada ainda hoje pela política.
2.0 Direito natural e direito positivo
O direito natural trata-se de um direito eterno e imutável, valido em qualquer lugar. O direito positivo é um direito criado pelo ser humano e instituído pelo costume ou pela norma escrita.
3.0 A tradição Grega
Os deus gregos, além de serem forças da natureza personificadas, representam poderes intelectuais e normais.
3.1 A prudência na Grécia e em Roma
A prudência em grego – é uma qualidade moral necessário ao exercício da atividade filosófica e política. Os romanos adaptaram o conceito aristotélico de prudência, que vinculado ao direito passou a designar a virtude do discernimento necessário ao bom julgamento jurídico.
4.0 Os teóricos da modernidade
“Vejamos como na modernidade modificam as ideias de direito, poder e justiça.”
4.1 Estado moderno
“A construção artificial do estado é a um só tempo a construção artificial do direito que é transformado em instrumentos com o objetivo de assegurar a paz, possibilitando uma vida tranquila, protegida da agressão dos outros.”
4.2 Liberdade com autonomia
“A começar pelo direito a vida e a segurança até chegarmos aos direitos a liberdade e a igualdade. Essa teoria foram tecendo os conceitos de liberdade e autonomia.”
Liberdade negativa
É a liberdade de uma gama de direitos, com liberdade de pensamento, expressão, culto