fichamento
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: DIDATICA
PROFESSOR: ANA CLÁUDIA DIAS DE FONTES
FICHAMENTO
Aluno: Carlos Eduardo da Silva Rodrigues Turma: P2 licenciatura - noite
Tema: DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
Autor(es):
GIL ,ANTONIO CARLOS
Organizador (es):
Coordenador (es):
Editor (es):
Tradutor:
Título e subtítulo da obra:
DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
Título e subtítulo do capítulo:
COMO PLANEJAR O ENSINO, A FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS.
Autor (es) do capítulo:
GIL ,ANTONIO CARLOS
Edição:
1ª. ED.2006; 4, REIMPRESSÃO
Local de publicação:
SÃO PAULO
Editora:
ATLAS
Data da publicação:
2009
Coleção:
Páginas:
Pag.95 – 107. Pag.109 - 123
Intervalo de páginas do capítulo:
Volume:
O inicio das atividades do professor universitário não se dá no primeiro dia de aula. Suas tarefas começam com o planejamento, que se inicia algumas semanas ou alguns meses antes.
O planejamento requer do professor algumas habilidades distintas daquelas que estão diretamente relacionadas à prática docente. A maioria dos professores universitários reconhece a importância do planejamento do ensino. Mas nem todos planejam seus cursos de maneira criativa. Muitos simplesmente seguem os capítulos de um livro-texto, sem considerar o que é realmente necessário que os alunos aprendam.
O que significa planejar o ensino
Planejamento educacional pode ser definnido como o processo sistematizado mediante o qual se pode conferir maior eficiência às atividades educacionais para, em determinado prazo, alcançar as metas estabelecidas.” O planejamento envolve quatro elementos necessários para a sua compreensão: processo, eficiência, prazos e metas”(CARVALHO,1976, p.14).
O planejamento educacional requer o conhecimento da realidade. É necessário sondar o que os estudantes conhecem a respeito do que vai ser ministrado, para isso, procede-se ao diagnóstico, para pode explorar o estado e a