fichamento
Capítulo 4
Ressignificando o cuidado: atualização e integração
“A finalidade do cuidar na enfermagem é prioritariamente aliviar o sofrimento humano, manter a dignidade e facilitar meios pra manejar com as crises e com as experiências do viver e do morrer”. (p. 90)
“(...) As consequências do cuidado (o sentir-se cuidado) refletem sentimentos e emoções positivas, recuperando a autonomia e retomando a vida (...)”.
É de fácil percepção que o cuidado é algo indispensável, tanto nas relações humanas quanto na enfermagem. Vários estudos procuram viabilizar o que de fato é cuidar, mas precisamos ter em concepção tal ato não existe manual teórico, pois é uma habilidade já adquirida pelo o ser humano, bastando apenas esforço do cuidador para executá-la.
Sendo que o estudo é indispensável, não podendo deixá-lo de lado. Diversas opiniões controversas em relação ao cuidado são existentes, principalmente pelos profissionais de enfermagem, mostrando que esses seres não compreenderam a real importância à recuperação do ser cuidado (cliente/paciente).
Capítulo 5
O processo de cuidar
“As ações e comportamentos da cuidadora deverão convergir para que o cuidado promova crescimento, transformação, não importando as circunstâncias, pois a finalidade do cuidado é ajudar a crescer, seja para a vida, seja para a morte, seja para a incapacidade”. (p. 116)
“(...) Ter habilidade, fazendo com competência e gentileza as intervenções terapêuticas e atividades de cuidado, faz a diferença e oferece segurança e satisfação ao paciente”. (p. 126)
O cuidado para ser efetivo é preciso passar por um processo, este em que o ser cuidado e o cuidador entram em comunhão. Possibilitando a satisfação e bem-estar a ambos, formulando uma situação de