Fichamento
Autor: Michel de Montaigne
Temática: Da educação das crianças
A temática “Da educação das crianças” de Michel Montaigne, foi escrita para a Sra. Diana de Foix, Condessa de Gurson, a qual trata da educação, especificamente das crianças (jovens), onde o autor aponta como enfoque principal eliminar ou escapar de idéias alheias ou métodos de condução ás crianças ao ensino que fortalecessem somente a memorização, decoreba, mas sim, fazer o ser humano ter o entendimento concreto de tudo a sua volta, sabendo utilizá-lo na construção do conhecimento, descoberta, no saber duvidar, procurar e exercitar o conteúdo.
Problema: O autor aponta como “problema central” o fato da realidade não saber lidar com a instrução e a educação da criança, onde o adulto têm-se a dificuldade de colocar-se no lugar da criança para melhor guiar-te na busca do conhecimento, ou seja, conduzir a criança (jovem) aos meios e recursos onde possam lhes servir de orientação ao saber, para então formar sua própria idéia ou opinião. Sendo assim, o autor também coloca que o fato de possuir e ler diferentes livros não será suficiente para a criança obter um determinado conhecimento, e sim a vivência que faz do saber adquirido. Um aspecto importante que o autor defende e nos remete a pensar, é o fato de que a criança não deve ser educada junto aos pais, pelo motivo de que por natureza, a criança seria poupada por estes de realizar certas ações, e então teria dificuldade de formular seus pensamentos próprios devido aos limites dos pais com esta e dificuldade em aprender sobre culturas diferentes e ter experiências além do ambiente familiar.
Tese: O autor do texto trabalha com argumentos, citações de filósofos, dados , que utiliza para reforçar e justificar o desenvolvimento de suas idéias em relação a educação das crianças, dando ênfase nos aspectos filosóficos, onde este aponta como de grande importância na aprendizagem da criança, o ensino da filosofia, o qual deve