FICHAMENTO
Carlos Heitor de Souza Araujo Sanches
Objetivo do texto: É discutir sobre como surgiu , oque é e como o cinema influencia e influencio na vida das pessoas .
Destaques:
I – “...primeira exibição pública de cinema - 28 de dezembro de 1895, em Paris -, um homem de teatro que trabalhava com mágicas, Georges Mélies, foi falar com Lumiere, um dos inventores do cinema; queria adquirir um aparelho, e Lumiere desencorajou-o, disse-lhe que o “Cinematógrapho" não tinha o menor futuro como espetáculo, era um instrumento científico para reproduzir o movimento e só poderia servir para pesquisas. Mesmo que o público, no início, se divertisse com ele, seria uma novidade de vida breve, logo cansaria”. (p. 125)
Nesta parte o autor especifica como foi a primeira exibição pública de cinema, como surgiu os equipamentos cinematográficos e também como as pessoas viam o cinema naquela época.
II – “...cinema reproduz o movimento da vida. Mas sabemos que não há movimento na imagem cinematográfica. O movimento cinematográfico é uma ilusão, é um brinquedo ótico.”(p.9)
Neste pequeno trecho o autor traz a ciência que de certa forma nos traz uma curiosidade de como e produzido as filmagens, pois somente é uma ilusão ótica, mas que faz dar a sensação de realidade e ao mesmo tempo o autor questiona a essa realidade da arte, se ela é mesmo real.
III – “Outro fator que possibilitou a implantação do cinema como arte dominante é uma característica técnica: o fato de se poder tirar cópias. Quando assistimos a um show, uma peça de teatro, conferência, aula, cantor, atores, conferencista ou professor têm necessariamente de estar presentes e sempre que estiverem ausentes não haverá show ou aula. A necessidade desta presença faz com que cantor, autores ou professor só possam entrar em contato com seu público num único lugar por vez, e sempre com uma quantidade de público limitada pelas dimensões da sala.”(p.