Fichamento
Com a educação ,o homem se instrumentaliza culturalmente,capacitando-se para transformações tanto materiais como espirituais.A educação é o desenvolvimento social,sem ela,até mesmo as sociedades mais avançadas retornariam ao estado primitivo em pouco tempo.Depende-se dela para formar assistentes sociais,psicólogos,médicos,engenheiros,cientistas,professores e tantos outros profissionais,além de oferecer uma base de conhecimento a todas as pessoas.
A educação coincide com a própria existência humana e suas origens se confundem com a origem do próprio homem.Estudar a educação é também compreender que a escola,como instituição ,muitas vezes,não tem poder de modificar o que está estabelecido-a estrutura social.
A escola tem como papel diante da sociedade propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais.O setor educacional tem o papel de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidades de se reintegrar através da participação ,bem como da luta pela universalidade de direitos sociais e do resgate da cidadania.
A década de 80 foi o período de redemocratização da politica brasileira, onde as pessoas foram para a rua reivindicar seus direitos e exigir que houvesse a participação da sociedade civil nas eleições. Este processo de transição democrática foi o responsável pela regulamentação do Artigo 205 da C.F de 1988: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será provida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 05 jan. 2004).
Nesta década a posição politica assumida pelo Governo gerou entre os três níveis de governo, no que diz respeito à educação, duplicação, sobreposição e um mau gerenciamento dos recursos impedindo que se formulasse um projeto integrado de educação. Frente a este contexto vai surgindo a necessidade