Fichamento
REFERÊNCIA
VASCONCELOS, S. M. R. O plágio na comunidade científica: Questões culturais e linguístcas, Ciência e Cultura, São Paulo, vol.59, n.3, p.4-5, Jul-Set 2007.
RESUMO
A autora esta questionando que o plágio, na maioria dos países de lingua inglesa, principalmente na educação superior, não é aceito e se descoberto é tratado severamente com até expulsão da universidade. O plagio pode ocorrer como paráfase, que é mais dificil ser detectado. Nas culturas confucianas, como a China, a autoria não é tão valorizada, onde as idéias pertencem a coletividade, mas nas datas atuais medidas educacionais contra o plágio, estão tornando prioridade na área acadêmica desse país. Na realidade brasileira, a produção de texto não é voltada para formar opinião ou senso-crítico, assim existe uma facilidade para a cópia de textos de outros autores, para que isso fosse diferente, seria importante politicas educacionais no ensino de redação científica na língua inglesa.
CITAÇÕES IMPORTANTES
“o plágio é definido como a “apropriação ou imitação da linguagem, idéias ou pensamentos de outro autor e a representação das mesmas como se fossem daquele que as utiliza”, conforme o Random House Unabridged Dictionary.”- (página 4)
“representar as idéias ou palavras de outrem como se fossem suas... mesmo a utilização das idéias do outro nas suas próprias palavras sem citação também pode ser qualificado com tal”- (página 4)
“por não dominarem a língua inglesa, se vêem “tentados” a um empréstimo linguístico subversivo de pequenos trechos de artigos em inglês.” (página 5)