Fichamento
Livro: Os clássicos da Política, volume 1 - 2006
Autor: Francisco C. Weffort
O autor começa sua exposição falando sobre a visão do mundo de Maquiavel, sendo que está nome Maquiavel com certeza é conhecido por muitos, seu nome é lembrado seja no meio político ou no nosso cotidiano. O grande detalhe é que o termo maquíavel ou até mesmo maquiavelismo nos dão a idéia de traição, de deslealdade “o maquiavelismo está associado à perfídia” (Weffort, 2006, p.13). Essas expressões sobreviveram durante muitos anos e até hoje ainda são usadas como algo imoral e sujo.
Nicolau Maquiavel nasceu na Itália, mas precisamente na cidade de Florença no ano de 1469, um lugar formado por pequenos estados culturas variadas. Em meio de cenário difícil “no qual a maior parte dos governantes não conseguiam se manter no poder por um período superior a dois meses” (Weffort, 2006, p.15) ele viveu sua infância e adolescência. Seu pai era um advogado estudioso e se empenhou em ensinar o seu filho Maquiavel à educação clássica, com seus apenas 12 anos já escrevia em latim, no entanto somente aos seus 29 anos que Nicolau aparece realmente ao mundo ocupando cargos públicos e exercendo diversas missões diplomáticas e assim adquirindo maior conhecimento sobre o funcionamento do Estado e das diversas instituições relacionadas ao mesmo.
Como era considerado Republicano pelo de Médicis foi preso e impedido de exercer sua profissão, acabou indo morar em uma propriedade deixada pelos pais e avós e a partir dai passou a estudar os clássicos e descrevia seus dias em cartas paras seu amigo Vettori. De manha eu acordo com o sol e vou para o bosque fazer lenha; ali permaneço por duas horas verificando o trabalho do dia anterior e ocupo meu tempo com os lenhadores que sempre têm desavenças, seja entre si, seja com os vizinhos (Carta a F. Vettori de 10/12/1513.)
A partir dessa “caminhada” forçada surgi às grandes obras de