fichamento
CURSO: PEDAGOGIA – NÍVEL V
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA I
PROFESSORA: LUCIANE SPANHOL BORDIGNON
ACADÊMICA: GIOVANA MACIEL DE ANHAIA
FICHAMENTO
Referência: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação Infantil e nas séries iniciais: análise e propostas / Mabel Panizza; tradução Antonio Feltrin – Porto Alegre : Artmed, 2006.
Capítulo 3: O ensino do número e do sistema de numeração na Educação Infantil e na 1ª série – Beatriz Ressia de Moreno (pág 43 a 75)
43
Toda prática pedagógica está determinada por concepções sobre como se ensina e como se aprende (Baroody, 1988). Cada perspectiva reflete uma crença diferente sobre a natureza do conhecimento e do que significa saber sobre alguma coisa. Essas concepções muitas vezes terminam por constituir teorias implícitas que condicionam e regulam o agir docente, enquanto não medeiam espaços de reflexão que permitiriam torná-las explicitas.
43 - 44
Segundo a autora, sobre o ensino dos números, um dos enfoques arraigados na prática docente é o do “ensino clássico”, pois nele se afirma que se deve ensinar os números aos poucos, um a um e na ordem que a série enumérica indica.
44
A escrita dos números é central e, portanto, escrever linhas inteiras do mesmo número, desenhá-los, cortá-los, pintá-los, etc., são atividades consideradas fundamentais.
44
Dessa maneira, primeiro se ensina as noções para que depois sejam aplicadas, isto é, considera-se que as crianças somente podem resolver problemas se previamente o professor lhes ensinou os procedimentos canônicos, como a escrita convencional dos números, as contas, etc.
44
A autora afirma que , a concepção de aprendizagem postula que, colocando os estímulos necessários, os alunos darão respostas esperadas; a progressão cosite em ir do simples ao mais complexo, passo a passo. Entende-se a aprendizagem como algo cumulativo, como a somatória de pequenas porções de saber adquiridas em pequenas