fichamento
ÉRICA GABRIELA FONSECA DE MENEZES
JECILDA FEITOZA CIRIACO
LÍVIA MARIA RIBEIRO DE SOUZA
MARIA LICIANE PEIXOTO
NAIANE IRIS ROCHA DE ARAUJO
SIDNEIA
FICHAMENTO
DELMIRO GOUVEIA-AL
FEVEREIRO-2014
ALINE MARQUES GOMES
ÉRICA GABRIELA FONSECA DE MENEZES
JECILDA FEITOZA CIRIACO
LÍVIA MARIA RIBEIRO DE SOUZA
MARIA LICIANE PEIXOTO
NAIANE IRIS ROCHA DE ARAUJO
SIDNEIA
FICHAMENTO
DELMIRO GOUVEIA-AL
FEVEREIRO-2014
1 IDENTIDADE
1.1 IDENTIDADE: NASCIONALISMO, ESTEREÓTIPOS, REPRESENTAÇÃO, MISCIGENAÇÃO, CULTURA
O tema identidade nacional é corrente nos debates que envolvem uma análise sobre a condição do sujeito e sua relação com o pais em que ele vive e consequentemente com a história daquele território.
É necessário compreender o Brasil em diversas relações populares, em debates mídia e nos ambientes escolares. “De imediato, o que ouvimos costumeiramente é uma afirmação de que o brasileiro em geral não é patriota, nem nacionalista e que considera seu país e o povo que o habita de qualidade inferior aos padrões europeus e estadunidenses. É comum também escutarmos que o nacionalismo aparece apenas no esporte, fundamentalmente o futebol, considerado paixão nacional e, mesmo assim, nos momentos de vitória”. (MONTEIRO.p10).
Observamos então uma quantidade de conceitos que se intricam mas possuem definições especificas que naturalmente, se confundem nos discursos atuais. Segundo o dicionário eletrônico Houaiss (2009), a palavra identidade é um substantivo feminino com vários significados.
1 qualidade do que é idêntico
2 conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la
3 Rubrica: álgebra – igualdade entre as expressões, que se verifica para todos os possíveis valores atribuídos às variáveis que elas contêm
4 Rubrica: filosofia – no aristotelismo, unidade de substância, seja no caso da relação