Fichamento
No texto Memória em rede e interação social, uma entrevista com Howard Rheingold, são abordados temas sobre as comunidades virtuais, memórias em rede e as interações sociais.
Howard é membro de uma comunidade, a WELL, desde 1985, um meio capaz de difundir as experiências pessoais e online de várias pessoas, através de reflexão teórica. A possibilidade da conexão online, favoreceu a criação da WELL.
Para Rheingold, as tecnologias são sistemas de comunicação do cotidiano. Fazer parte de uma comunidade é estar incluído em um grupo de pessoas com interesses e destinos em comum e que se comunicam regularmente. É muito importante que cada pessoa tenha a sua identidade dentro de uma comunidade, por exemplo, em bate-papos as pessoas costumam usar apelidos que representam um pouco desse conceito de identidade, ainda que esses apelidos não identifiquem como elas são na realidade.
Vários fatores são responsáveis na redefinição do conceito de comunidade, como a mídia de massa, a televisão, o rádio, o telefone e a internet. As redes sociais são moldadas de acordo com o que é transmitido nos veículos de comunicação.
O texto também aborda o sistema de Memória viva que “desenvolve intercomunicação entre os membros de uma comunidade local, enfatizando as agregações reais e virtuais” (p. 205). Essa memória é importante no sistema de trocas online, é citado no texto o site de trocas e compras E-Bay, e no Brasil também é muito utilizado o Mercado livre, que funcionam basicamente utilizando o mesmo mecanismo, no qual os usuários classificam os negociantes como confiáveis ou não, as compras são realizadas, geralmente, após verificar o status do vendedor, se ele for considerado confiável o sistema “Mercado pago”, devolve o dinheiro do comprador, caso a mercadoria não chegue.
Em alguns fóruns, por exemplo o fórum do jogo League of Legends (http://forums.br.leagueoflegends.com/board/forumdisplay.php?f=14) são discutidos assuntos do interesse da comunidade “Gamer” e cada