Fichamento
A redescoberta e a remodelagem do planeta no período técnico-científico e os novos papéis da ciência
1.1
Não se pode compreender a situação atual em que vive a sociedade, se não há entendimento desses aspectos com a relação histórica e a nova revolução científica. E diante de tamanhas mudanças e novos condicionamentos, a ciência geografia tem por intuito questionar as mudanças que ocorrem diante de significativas mudanças tanto no âmbito histórico quanto no científico.
Da internacionalização à globalização
1.1.1
Contrário do que se pensa, a internacionalização vem sendo realizada desde do século XVI quando existiam as grandes navegações e as jornadas marítimas, fazendo assim um intercambio de produtos de diversas parte de mundo sendo espalhados por diversos outro lugares. E através de novas evoluções científicas esses processo vai ganhando novos aspectos, pois a relação HOMEM x NATUREZA mudando, novas tecnologias e a introdução de um mercado capitalista, a relação do homem com a sociedade muda.
Não será uma mundialização pois exigiria uma completa alienação não só em certo país ou região, mas mundial. O que se criou foi um sistema adotado por quase todos os países, e que predomina em grande maioria, mas nem por isso é aceito por todos. O capitalismo.
Um período técnico-científico
1.2.1
O processo da evolução científica vem acompanhado por novas mudanças que trazem consigo o avanço de tecnologias. Essas tecnologias são atribuídas a aceleração da produção em massa, e logo usadas em fábricas, para o aumento do lucro. É uma reação em cadeia, qual o capitalismo sempre está presente.
Mundialização perversa e perversão das ciências
1.3.1
O poder político centralizado, a formação de oligarquias e aumento das burocracias, tudo isso contribui para o agravamento tanto das desigualdades sociais quanto a desigualdade entre países. Logo, há sim uma ligação entre os problemas sociais globais que levam a crises mundiais do mesmo nível. O