Fichamento
FICHAMENTO
A administração é uma das mais importantes áreas da atividade humana, e é fundamental para existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos, sendo que para ela se manter, precisa ser lucrativa. A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa.
“O administrador bem-sucedido em uma organização pode não sê-lo em outra. Toda vez que uma organização pretende incluir um executivo em seu quadro administrativo, os candidatos são submetidos a uma infinidade de testes e de entrevistas que procuram investigar em profundidade seus conhecimentos, habilidades e competências, suas atitudes e características de personalidade, seu passado profissional, sua formação escolar, seus antecedentes morais, seu sucesso ou fracasso em determinadas atividades, entre outros. Talvez até sua situação conjugal ou sua estabilidade emocional. Isso porque o executivo dificilmente pode ser transferido de uma organização para outra sem que algum problema de adaptação deixe de ocorrer. Mesmo que o executivo tenha profundos conhecimentos de Administração e apresente um invejável currículo profissional, ele não é julgado pelo que sabe a respeito das funções que exerce em sua especialidade, mas principalmente pela maneira como realiza seu trabalho e pelos resultados que consegue obter dos recursos disponíveis.” (p. 2 e 3).
“Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza”.
HABILIDADES TÉCNICAS: consistem em executar o trabalho com conhecimento especifico e técnico em determinada área de atuação.
HABILIDADES HUMANAS: é o profissional que tem uma habilidade de trabalhar com pessoas e relacionamento interpessoal.
HABILIDADES CONCEITUAIS: