Fichamento
Implante Coclear: Entenda O Que é e Quando é Indicado
O implante coclear é usado para tratar as pessoas profundamente surdas, a quem os aparelhos auditivos não ajudam. O dispositivo consiste em, eletrodos minúsculos implantados cirurgicamente na cóclea, situada no interior da orelha , um receptor inserido no crânio, atrás e acima da orelha. Um microfone, um processador de som e um transmissor são usados externamente. O implante não restabelece a audição normal, porém permite detectar padrões de som. Se aliado a leitura labial, pode fazer com que a fala seja compreendida.
O que é implante coclear? | | | | Para que você saiba o que é e como funciona o implante coclear é importante que voce conheça como é e como funciona o ouvido normal.
O SISTEMA AUDITIVO:
O ouvido é constituído de várias partes, cada uma com uma função específica:
1-Ouvido externo: é a parte visível, constituída pela orelha e pelo canal do ouvido.
2-Orelha média: é composta pela membrana do tímpano e por 3 pequenos ossos (martelo, bigorna e estribo).
3-Orelha interna: formada pela cóclea, que contém as células com pequenos pelinhos (cílios) que transformam a vibração em sinais elétricos sensoriais da audição (células ciliadas).
4- Nervo auditivo: os impulsos elétricos são transmitidos ao nervo auditivo, e daí conduzidos até o cérebro, onde serão interpretados.
O MECANISMO DA AUDIÇÃO:
O ouvido transforma os sons em sinais elétricos que o cérebro é capaz de entender.
1) Os sons alcançam o OUVIDO EXTERNO...
2) Passam pelo CONDUTO AUDITIVO EXTERNO (canal do ouvido)...
3) E atingem o TÍMPANO, que vibra.
4) As vibrações do TÍMPANO chegam até três pequenos ossos do OUVIDO MÉDIO (martelo, bigorna e estribo), que vibram e amplificam o som como um sistema de alavancas...
5) As vibrações aplificadas são conduzidas aos líquidos do OUVIDO INTERNO (cóclea)...
6) Em