Fichamento - o sentido do passado
Biografia do autor
Filho de pais judeus, Eric John Earnest Hobsbawm nasceu no dia 9 de junho de 1917 na cidade de Alexandria, Egito, quando o país se encontrava sob domínio britânico. Por este motivo, possui também nacionalidade britânica. Passou os anos iniciais de sua vida vivendo nas cidades de Viena e Berlim, numa fase em que Áustria e Alemanha viviam graves crises econômicas e sociais em decorrência da Primeira Guerra Mundial. Muito novo, aos 14 anos de idade, Eric Hobsbawm já havia perdido seus pais, o que refletiu em sua adoção e da irmã Nancy por parte da tia materna Gretl. Foi, então, viver em um novo lar na cidade de Londres, em 1933.
Quando se mudou com a irmã para a Inglaterra, Eric Hobsbawm já havia iniciado suas leituras de Karl Marx e Adolf Hitler já havia chegado ao poder na Alemanha. A ida para Londres foi motivada pela fuga da perseguição nazista, mas, principalmente, pelo fato de ter recebido uma bolsa de estudos para estudar em Cambridge, onde acabou se formando em História. Os tios adotivos de Eric Hobsbawm decidiram levar toda a família e todos os negócios para Londres, garantindo a sobrevivência já que os judeus seriam fortemente caçados na Alemanha nos anos posteriores.
Todo o ambiente de vida da infância e da adolescência de Eric Hobsbawm foi fundamental para a concretização de um jovem intelectual e de um respeitável Historiador. Com os desafios que teve que encarar, percebeu que análises históricas bem feitas poderiam indicar tendências futuras com grande capacidade de acerto. Assim, iniciou sua carreira buscando criar métodos mais eficientes para elaborar predições econômicas e sociais.
Eric Hobsbawm logo se envolveu intensamente com a política. Ingressou no Partido Comunista da Grã-Bretanha e exerceu a militância política de esquerda. Em seguida, foi deflagrada a Segunda Guerra Mundial e o jovem Historiador passou a integrar o