Fichamento: “o duplo negativo: uma nova sintaxe para a escultura”, texto de rosalind krauss.

528 palavras 3 páginas
FICHAMENTO: “O DUPLO NEGATIVO: UMA NOVA SINTAXE PARA A ESCULTURA”, TEXTO DE ROSALIND KRAUSS.
Rosalind Krauss faz uma análise complexa e reflexiva sobre o modo que se deu a escultura moderna iniciando sua abordagem por Richard Serra. O jovem escultor utiliza em seu filme “Mão agarrando chumbo” (de 1969) a repetição como forma de compor, utilizando-a no mesmo ano também em algumas de suas esculturas.
A intenção dos escultores minimalistas utilizando a repetição, antes de qualquer coisa, era fugir de uma composição que buscasse equilíbrio, primando por composições não relacionais e que escapasse de sistemas apriorísticos. Em 1964 Donald Judd fala sobre a qualidade da repetição, de onde se subtende que essa ordem tem significado por si só para propor a continuidade de uma coisa após a outra, apenas. Krauss propõe que essa ideia de “uma coisa depois da outra” era uma forma de furtar-se a estabelecer relações, como se o modo de dispor e organizar os componentes da obra expulsasse qualquer possibilidade de um “significado”.
Também como característica de artistas minimalistas surge a exploração de objetos encontrados ao acaso, utilizados como elementos de uma obra que se repete. Esse elemento ao acaso, aos quais nenhum tipo de conteúdo específico fora conferido, tem como fonte e interesse o ready made duchampiano (assim como pop art, que procurava através de imagens já altamente difundidas mostrar a massificação da cultura popular capitalista). A influência do ready made aos minimalistas vem, portanto, considerando antes suas implicações estruturais do que suas implicações temáticas. Daí, por exemplo, a ideia de utilizar elementos que não tenham sido criados pelos artistas, mas para algum outro uso na sociedade, confere a esses elementos uma obscuridade natural, como propõe a autora.
Os minimalistas exploram ainda a produção em massa, garantindo que cada objeto tivesse tamanho e forma idêntica ao outro, impedindo qualquer relação hierárquica entre esses objetos.
O

Relacionados

  • Revista Patrimonio34
    190760 palavras | 764 páginas