Fichamento Popic
Caio Luís Cavalcante Cunha
3 Ano Técnico em Enfermagem 04-04-2015
BIZZO, Nélio:Ciências:fácil ou difícil? 2 ed. São Paulo: Ática, 2002. Ciências:fácil ou difícil? (Capítulo 1 Conhecimento: científico e cotidiano)
“Não há dúvidas que os conhecimentos produzidos pela ciência são verdadeiros”. (p. 17)
“A ciência não esta amparada na verdade religiosa nem na verdade filosófica, mas em um certo tipo de verdade que é diferente de outras.Não é correta a imagem de que os conhecimentos científicos, por serem comumente fruto de experimentação e por terem uma base lógica, sejam “melhores” do que os demais conhecimentos. Tampouco se pode pensar que o conhecimento científico possa gerar verdades eternas e perenes.”(p. 17).
“Dificilmente existe uma forma mais rigorosa para saber se um conhecimento é verdadeiro do que testá-lo para se saber se ele auxilia ou atrapalha a sobrevivência das pessoas que o detêm. É um teste muito duro!” (P. 18).
“Esses são os dois exemplos de conhecimento cotidiano, afirmações nas quais um grande grupo de pessoas acredita por uma razão muito simples: elas funcionam em condições específicas” (P. 19)
“Embora a ciência não reconheça ( e nem conheça) os métodos empregados pelos índios para produzir essas verdade, ela reconhece seus resultados. Os cientistas puderam comprovar que as mandiocas nativas são plantas rústicas, que não são atacadas por quase nenhuma praga ou inseto, porque estão naturalmente protegidas pela ação de venenos poderosíssimos, do grupo dos cianogênicos.”(P. 20).
“Estes exemplos procuraram mostrar que não se pode dizer que entre conhecimento cotidiano e cientifico exista contradição, ou mesmo que seja correto e o outro errado em termos absolutos. Um filósofo certa vez escreveu que conhecimento