Fichamento "Os letrados Chineses"
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina – Relações Sociais e Processo educacional
Profa. Dra. Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
Fichamento sobre o texto:
WEBER, Max. Os letrados chineses. In: Ensaios de Sociologia. 2. Ed. Rio de Janeir: Zahar, 1971. P. 471-500
Introdução (471 à 476):
- Mostra a importância da educação na china, que era mais importante do que a qualificações das ocupações dos cargos. Uma educação literária.
- As estruturas burocráticas chinesas eram responsáveis pela marca característica da tradição literária na China.
- Os letrados chineses eram a camada dominante.
- Embora eles fossem treinados pelas eficiências dos rituais, assim como em outros “clãs”, era uma nobreza leiga.
- Apesar de muitos letrados serem descendentes de senhores feudais, os plebeus podiam se tornar letradas, não era uma camada hereditariamente exclusiva, embora fosse mais difícil para os plebeus, pelo fato dos letrados dominarem a educação literária, e essa ser mais acessível para os filhos dos senhores.
- As escrituras chinesas eram consideradas objetos mágicos nos rituais, no entanto o sucesso dos letrados ia alem de serem detentores dos carismas mágicos, mas sim em serem mestres na escrita e literatura.
- O imperador era o pontífice supremo, assim como os príncipes, e estes eram os que reagiam à comunidade política. O chefe do clã e o da casa eram os que tinham influencia sobre os espíritos, e estes usavam do meio básico (água como visto no texto) para influenciar o mundo dos espíritos.
- Os letrados tinham por ter conhecimentos nas escrituras, e na astrologia, tinham o papel de fazer esse intermédio através dos rituais e da astrologia, para influenciar as autoridades chinesas.
- Os letrados chineses ao contrario dos profetas judias, estavam profundamente envoldiso e orientavam os problemas de administração interna.
- Sua origem não é certamente definida, mais segundo os Anais, eles tinham grande