Fichamento Metodologia qualitativa de pesquisa
Metodologia qualitativa de pesquisa" Ficha Bibliográfica de conteúdo Código:
Resumo informativo do conteúdo da ficha: Discussão sobre as principais críticas feitas à pesquisa qualitativa, em especial as acusações de falta de representatividade e de possibilidades de generalização; de subjetividade, decorrente da proximidade entre pesquisador e pesquisados; e o caráter descritivo e narrativo de seus resultados.
Páginas, capítulos, etc. Não se trata de uma discussão sobre técnicas qualitativas de pesquisa, mas sobre maneiras de se fazer ciência. "A sociologia foi sempre apresentada como tendo uma base científica frágil, em decorrência das dificuldades de tratamento de um objeto como o ser humano, tão sujeito a modificações, complexo e que, principalmente, reage a qualquer tentativa de caracterização e previsão.
"
Na sociologia, como nas ciências sociais em geral, diferentemente das ciências naturais, os fenômenos são complexos, não sendo fácil separar causas e motivações isoladas e exclusivas. Não podem ser reproduzidos em laboratório e submetidos a controle. No trabalho de pesquisa sociológica, a neutralidade não existe e a objetividade é relativa, diferentemente do que ocorre no positivismo — do qual, aliás, partem muitas das críticas feitas à metodologia qualitativa.
Crítica 1: A indagação acerca da representatividade está relacionada às possibilidades de generalização e se baseia na noção estatística de amostra. Crítica 2: A subjetividade, que resulta da aproximação entre sujeito e objeto (empírico) do conhecimento, pesquisador e pesquisado. Crítica 3: Problemas técnicos relacionados à coleta, ao processamento e à análise dos dados no âmbito da metodologia qualitativa. Também aqui os críticos apontam para dificuldades na coleta de informações, na medida em que ela depende da confiança estabelecida entre pesquisador e