Fichamento metafisica de saúde
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
Gustavo Ferreira Dos Santos
FICHAMENTO: METAFÍSICA DA SAÚDE (VOL. 1)
Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Anatomia Humana 2 no 2º período, sob a orientação do professor Tiago Zago Thomasi.
Paripiranga
Setembro de 2012
GASPARETTO, Luis Antonio; VALCAPELLI. Metafisica da saúde. (1 vol.) – 3 ed. – São Paulo: Vida e Consciência, 2001.
CAPÍTULO 1 - VOCÊ É A CAUSA DE TUDO
Comentário: A impotência aparece como uma atitude do ser humano, por livre escolha ou condicionamento e não por ser em si impotente, assim diz Gasparetto “Ficam hipnotizadas pela ideia de impotência diante de certos acontecimentos que consideram difíceis e sobre os quais não querem ter nenhum controle ou responsabilidade” (p. 6). No entanto, considera que reagir com comodismo ou revolta é, ao contrário, preservar uma atitude de coitado, vitima. Criticando tal posição considera-se que o ser humano, por si e em si, é causa de tudo, buscando na metafisica a comprovação de suas afirmações e tecendo raciocínios metafísicos quanto ao poder da mente.
“O ‘vitimismo’ é sem dúvida o maior empecilho ao progresso da humanidade” (p. 7).
“[...] Você é a causa de tudo! É o centro de sua vida e senhor de seu próprio destino [...] Acatar a consciência metafísica é abandonar o pretexto de atribuir ao externo suas frustrações internas; é reconhecer em si mesmo o referencial manifestador que cria a realidade, atraindo para si tudo de bom ou ruim que lhe acontece na vida.” (p. 7).
“O corpo é uma espécie de sensor que acusa as atitudes inadequadas que persistimos em manter. Essas posturas desencadeiam a desarmonia interior, causando as doenças” (p. 23).
“A doença é a manifestação dos conflitos interiores. Antes de ocorrer a somatização, a pessoa apresenta problemas de ordem emocional, como angústia, depressão, medo, etc.