FICHAMENTO: Menopausa, a experiência intrínseca de uma inevitabilidade humana
De acordo com estudos, os sintomas mais relevantes nesse período são afrontamentos, dores nas articulações, perturbação do humor e do sono, transtornos emocionais, irritabilidade, fadiga e diminuição da libido.
Os fatores socioculturais também podem influenciar na sintomatologia da depressão e da ansiedade no climatério. Já os fatores psicossociais influenciam na forma como a mulher reage nessa fase.
Foi realizado um estudo na Itália, onde 66501 mulheres participaram, (idade média de 54 anos) para averiguar que os suores noturnos de exacerbação elevada e moderada era menos frequente em mulheres com mais habilitações literárias, pois isso se alinhava a uma menor frequência de depressão, dificuldade de dormir, perdas de memória e irritabilidade.
As condições sócio-economico também são grandes influenciadores não apenas na sintomatologia no climatério, mas também na gestão médica desses sintomas. Assim, as mulheres com um nível sócio-economico mais elevado possuem maiores acesso aos serviços de saúde, de terapêuticas medicamentosas para o tratamento desses sintomas.
Muitas mulheres que procuram orientação médica no período na menopausa apresentam como queixa as alterações de humor.
Estudiosos dizem que quando a mulher apresenta humor deprimido nos períodos pré-menstruais, há uma maior tendência em também a terem esse sintoma na peri-menopausa. Vários autores acrescentam ainda que muitas mulheres experimentam essa sintomatologia mais de duas vezes durante o climatério. Um dos autores estudos no artigo, diz que o maior motivo para a depressão não são as alterações de humor, mas sim a existência de uma depressão prévia.
De acordo com o artigo, além de sintomas depressivos, há também