FICHAMENTO MARTIN MAQUIALEVEL

677 palavras 3 páginas
FICHAMENTO
ALUNO: Paulo Guimarães de Souza
PROFESSOR: Martin Adame
TEXTO: “Maquiavel: cidadão sem fortuna, intelectual de virtù”, em WEFFORT, Francisco (org.). Os Clássicos da Política, vol. 1. São Paulo: Ática, 1995. Pp. 11-24 (31/03)
TURMA : 1 Semestre E

No inicio o texto traz uma visão da influencia do nome e dos pensamentos de Maquiavel e seus derivados como maquiavélico e maquiavelismo para a sociedade, sendo assim sinônimo de um procedimento astucioso, velhaço e traiçoeiro. Isso se deve por suas obras que se relacionam a conquista e ao poder terem uma interpretação de atitudes imorais , jogo sujo e sem escrúpulos. Porem Maquiavel possui como admiradores grandes filósofos como Spinoza , Hegel e Rousseau que cita em uma de suas obras que Maquiavel fingindo dar lições a príncipes deu grandes lições ao povo.
As desventuras de um florentiano:
Maquiavel nasce em uma Itália dividida em vários estados , onde se tinha regimes políticos , desenvolvimento econômico e culturas variados. Assim essa península itálica estava vulnerável a invasões de estrangeiros e diversos conflitos internos . Maquiavel por possuir e ter grandes qualidades como profissional teve uma rápida ascensão na vida politica chegando a altos cargos, mas vê sua carreira interrompida pela má sorte do destino com a ascensão ao poder por parte dos Medicis, por conta disso é despedido e sofre serias acusações de fazer parte da formulação de uma tentativa de golpe. Passa a morar em uma terra que recebeu como herança de sua família , passa a ter uma vida regrada e longe da politica. Com isso começa a estudar os clássicos e a escrever suas obras . Ao longo de sua vida Maquiavel tentou voltar a politica varias mas foi frustado em todas as tentativas, chegou no máximo escrever algumas obras para o estado , quando os republicanos chegaram ao poder o viram como um opositor a republica por ter escrito textos para a monarquia. A verdade efetiva das coisas:
Maquiavel possui em todas as

Relacionados