Fichamento laraia
Jeanne Nogueira Carvalho
CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
Fichamento em tópicos apresentado no Curso de Direito Noturno, Turma 1DIRN12.1B da Faculdade de Castanhal- FCAT, como requisito de avaliação do primeiro semestre, na disciplina Antropologia Jurídica. Orientado pela Profª Msc Heloisa Helena Feio Ramos.
CASTANHAL-PA
2012
COMO OPERA A CULTURA
LARAIA, R. de B. Cultura: Um conceito antropológico. 14ª Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001.
1. A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM
• [...] A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por isto, discriminamos o comportamento desviante. (p.67)
• [...] O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura. [...] Podemos entender que indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados por uma série de características, tais como o modo de agir, vestir, caminhar, comer, sem mencionar a evidência das diferentes lingüísticas, o fato de mais imediata observação empírica. (p.68)
• Mesmo o exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana podem refletir diferenças de cultura. (p.68)
• Dentro de uma mesma cultura, a utilização do corpo é diferenciada em função do sexo. As mulheres sentam, caminham, gesticulam etc. de maneiras diferentes das do homem. Estas posturas femininas são copiadas pelos travestis. Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente depende de um aprendizado e este consiste na cópia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.