Fichamento Hibridismo cultural - Peter Burke
CURSO DE JORNALISMO
DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO II
2015.1
FICHAMENTO
Texto/analisado:
Dos meios as mediações - Martin Barbero
Estudante: Yasmin Siqueira Macedo
O texto Dos meios as mediações de Martin Barbeiro trás uma analise dos meios de comunicação observando as mediações sociais existentes, com uma visão voltada aos estudos sociológicos, antropológicos e políticos os quais o Martin é conhecedor já que se especializou em semiótica, antropologia e filosofia. Todos estes estudos reunidos o tornaram um teórico e pesquisador dos estudos culturais culminando na sua principal obra, dos meios a mediações.
Barbero analiza de forma detalhada as categorias sociais, os povos e classes e como se dá seu comportamento na sociedade de massa. Ele busca explicar no texto como os meios de comunicação como rádio e cinema ajudaram a criar uma ideia unificada de cultura latino-americana que resultou na identidade atual que temos de nação. Além disso ele mostra a importância de estudarmos os padrões culturais para melhor compreensão de mundo econômico e politico que estamos inseridos.
Na leitura notamos alguns pontos cruciais para entendimento das mediações, como é o caso da tendência que a sociedade urbana tem em negar a existência da cultura indígena.O pensamento comum que se formou ao longo de gerações no qual os índios são seres primitivos e por isso “fáceis” de serem dominados.
No aspecto cultural vemos que a tendencia é a soberania da urbanicidade e um certo desprezo ou diminuição da valorização pelos aspectos puros e populares, as tradições vão sendo ao longo dos anos vistas como comportamentos ingênuos daqueles que lutam por sua sobrevivência.
Este aspecto de ignorância foi visto com o surgimento do cinema, que por muito tempo teve sua importância negada já que sua esteticidade e inovação chamavam atenção das massas, e por conta disso era visto como um aspecto artificial da cultura e irrelevante para os estudos.