Fichamento Genetica A Escolha Que Nossos Avos Nao Faziam
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
EDISLAINE DE SANTANA SANTOS
GENÉTICA:ESCOLHAS QUE NOSSOS AVÓS NÃO FAZIAM
Fichamento apresentado no curso de ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina introdução a biologia no 1º período, sob orientação do Prof. Priscila Figueredo.
Paripiranga
Abril de 2014
Referência Bibliográfica
ZATZ,Mayana;FORBES,Jorge ;DIAFÉRIA,Adriana.Genética. São Paulo.Globo.2011
Credenciais do Autor
Mayana Zatz nasceu em TelAviv, Israel, Mudou-se com a família para a França durante a infância, e finalmente para o Brasil, em 1955. É uma bióloga molecular e geneticista brasileira. Pesquisadora renomada em genética humana, com contribuições principalmente no campo de doenças neuromusculares (distrofias musculares, paraplegias espásticas, esclerose lateral amiotrófica) em que é pioneira, atualmente seu laboratório no Centro de Estudos do Genoma Humano da USP também realiza relevantes pesquisas no campo de células-tronco.
Resumo da Obra (máx. 15 linhas)
A Obra relata descobertas feitas pelos cientistas sobre a genética humana, e ao mesmo tempo soluções para essas doenças, descobrindo uma série de doenças hereditárias onde já é possível saber se seu filho terá a mutação , através do aconselhamento genético, onde antigamente não tínhamos nem noção de possíveis curas para doenças consideradas incuráveis, nossos avós não puderam saber se teriam filhos com mutações e se realmente queriam ter esse filho que poderia vir ao mundo e sofrer como diversos outros com doenças incuráveis, não sabiam que poderiam salvar uma vida através de uma parte de outro ser onde recorrem por tirar o DNA. Através do aconselhamento genético muitas vezes são descobertas paternidades não biológicas que causam diversos questionamentos sobre o que fazer se deve contar aos pacientes e desestruturar uma família uma guarda sigilo, mas quando o